segunda-feira, 7 de maio de 2007

Publicidade ameaça até o trânsito

Salvador, 7 de maio, 10 horas da manhã, esquina da Av. Ocêanica com a José Sátiro de Oliveira, em frente ao Centro Espanhol, placas de publicidade dificultam a visão dos motoristas. Parece livre, mas atrás da placa da direita vem vindo um ônibus à toda, para entrar na José Sátiro. Parece um absurdo que uma placa publicitária possa ter todo esse poder, mas é verdade. E esse é só um exemplo de como a publicidade está tomando conta da cidade de forma tal que em breve causará um acidente.

Esse caos das placas não é uma novidade na cidade. Depois da guerra publicitária entre o governo federal, estadual e municipal nas vésperas das últimas eleições, utilizando placas de obras já realizadas, em andamento ou até mesmo que não existem, veio Sérgio Guerra e o bombardeamento de suas 2 mil fotos entre placas, painéis, banners e outdoors.


E a coisa tá virando moda! Um levantamento da MPM (empresa de propaganda de São Paulo)junto a algumas empresas de mídia exterior, do Brasil, constatou que a placa de 700 metros de extensão instalada pela agência na entrada (bambuzal) do Aeroporto Internacional de Salvador 2 de Julho, é a maior já criada no Brasil.Segundo a agência apurou, até então, a maior placa foi utilizada para o anunciante Nike, que ocupou uma extensão de 400 metros na Marginal Pinheiros, em São Paulo, seguida por outdoor da Johnnie Walker, que tinha cerca de 200 metros e foi instalado na região Norte/Nordeste. Clique aqui pra ver o filme da placa.

Essa é realmente uma competição interessante.

Espero que a cidade não acabe entulhada em tanto lixo.

milena palacios.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Milena! Adorei o seu blog e já vou usar em aula essa sua observação das placas de trânsito. Estamos debatendo a comunicação urbana numa turma da graduação da Facom. Receba o meu beijão afetuoso, cheio de carinho e admiração. Beijos pra sua Mama também. Claudio Cardoso