sexta-feira, 9 de maio de 2008

Salvador e a chuva

Em bairro classe média alta a situação era essa. E na periferia?
Foto: Fernando Vivas (Ag. A Tarde/AE)

E Salvador mais uma vez se acaba com as chuvas. Não é por falta de costume, afinal, é garantido que as chuvas comecem em maio, mas a falta de preparo urbanístico e sanitário, para receber tamanha quantidade de água de uma só vez, continua em Salvador.

Árvores derrubadas, encostas deslizadas, muros caídos e, é claro, o trânsito caótico foram consequências do grande volume de água que caiu em Salvador ontem desde o fim da madrugada.

Com o índice pluviométrico acima dos 1500mm anuais, Salvador é consciente de que o período de chuvas, que vai de maio a Julho aproximadamente, é intenso e costuma provocar acidentes. Mas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), bastaram 71mm de água pra parar a cidade. ..........................................................................................................................................Foto: Correio da Bahia On Line

O trânsito soteropolitano é de longe o maior dano sentido pela população. Três horas de engarrafamento foi a média na manhã desta quinta-feira para fazer o trajeto Av. Paralela-Av. Vasco da Gama, que tinha água até os joelhos.

O trânsito de Salvador é baseado em longas avenidas que ligam os bairros da cidade. Tais vias (metropolitanas) chegam e ter uma velocidade permitida de 80 km/h, o que é muito se levado em
conta a qualidade do asfalto e a educação (ou a falta de) baiana/brasileira no trânsito. Então, quando chove essas avenidas perdem sua função e qualidade já que os motoristas são obrigados e diminuir a velocidade.É neste momento que o caos se instala.

Da Tribuna da Bahia lê-se ainda notícias importantes a respeito da chuva de ontem:

"De acordo com Francisco Costa Júnior, o subcoordenador operacional da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a chuva já era prevista, porém não na proporção que ocorreu. “Até os técnicos da Codesal estão tendo dificuldades para chegar aos locais afetados”, disse relatando que só nas primeiras horas da manhã mais de 50 solicitações já havia sido registradas pelo órgão municipal.
Apesar da Central das Polícias Civil e Militar (Centel) não ter nenhum registro a respeito, testemunhas relataram terem presenciado diversos arrombamentos a carros, nos bairros da Pituba e Rio Vermelho. “Eles aproveitaram os engarrafamentos para quebrar os vidros dos carros e roubar as pessoas” contou assustada uma testemunha, que estava no carro atrás ao da vítima, na Avenida Juracy Magalhães. “Tive medo que ele se voltasse contra mim também”. Nas delegacias, 28ª D.P. (Nordeste de Amaralina) e 16ª D.P. (Pituba) também não havia nenhuma ocorrência registrada." Texto de
Roberta Cerqueira

Milena Palacios.

Um comentário:

Thiago Dantas disse...

Gostei do enfoque do blog! Tá muito bom, milena! Quanto à essas chuvas de Salvador, o maior dano sem dúvida é no trânsito. A cidade já é intrasitável nos horários de pico quando o tempo tá normal, mas quando chove fica tenebroso! Em breve, viveremos no método do revezamento par/ímpar das placas de carro.